Atualizado em 30/09/14 

Se para dirigir um veículo não fosse obrigatório o treinamento no Detran, você faria mesmo assim ou apenas sentaria atrás de um volante e sairia dirigindo?

Isso é o que acontece com as empresas. Para abrir uma empresa basta redigir um contrato social e registrar na Junta Comercial, sem necessidade de treinamento prévio. Porém, muitas empresas acabam fechando nos primeiros anos de funcionamento devido a falta de conhecimento dos novos empresários. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP entre os anos de 1990 e 2000 e divulgada em 2008, que mostra que a taxa de mortalidade das empresas paulistas chega a 32% no primeiro ano, 56% em três anos e 71% em cinco anos de atividade. Esse número, ao mesmo tempo triste, é assustador, pois apenas 29% das empresas conseguem chegar vivas ao quinto ano

Mesmo o Sebrae estando à disposição, sendo um órgão responsável e bem capacitado, uma parte nos futuros empresários não tem interesse de ir até ele.

Talvez ele devesse ser um órgão mais ativo, como o Detran. O futuro empresário deveria ser obrigado a fazer um cursinho de, pelo menos, cinco dias para aprender a gerenciar uma empresa, ou no mínimo, aperfeiçoar seus conhecimentos.

Não estou dizendo que essa mudança resolveria todos os problemas dos futuros micro e pequenos empresários. Mas acredito que essa atitude reduziria em muito a mortalidade entre as pequenas empresas do nosso Brasil.

Fizemos um infográfico resumido explicando a pesquisa Causa Mortis 2014, também realizada pelo Sebrae.
 


Por isso é importante a ajuda de um consultor financeiro. Para mais informações, entre em contato conosco.